Fogo Cruzado

Blog de Lucas Martins e Walter Freitas. Aqui você encontra as inconfidências sobre a política mineira e nacional, humor político e social, fotos e as mais importantes notícias para seu maior entendimento sobre a democracia brasileira.

31.12.06

Mineiros vencem a São Silvestre

foto joane roriz/AE
A mineira de Paracatu, Lucélia Perez, ganhou a Corrida de São Silvestre/2006, versão feminina. Ela é a quinta brasileira a vencer a prova desde 1975. Lucélia completou a prova em 53min27s Outra brasileira, Ednalva da Silva, de Alagoas, chegou em 2º lugar.
O mineiro de Sete Lagoas, Frank Caldeira, também venceu a São Silvestre/2006. Frank completou o percurso em 44min06s. Outros dois brasileiros chegaram em 2º e 3º lugares.

OAB: Posse em Minas indeferida

No dia 27/12, a Juíza Federal de Plantão, Dra. Gabriela de Alvarenga Silva Murta, deferiu liminar para que a posse da OAB-MG, realizada naquela data, não surta efeitos jurídicos.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o presidente reeleito da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, Raimundo Cândido, terá que aguardar o julgamento desta l.iminar para efetivar a sua posse. A liminar foi ajuizada pela chapa "OAB de Verdade", derrotada nesta eleição. Os membros da chapa de oposição alegam que a chapa vencedora "OAB Participativa", deveria perder o registro "face aos inúmeros abusos e irregularidades cometidos".

Entre esses abusos são apontados a propaganda eleitoral em desacordo com o regulamento da Ordem; instalações de subseções da OAB no interior de Minas, com posses festivas no prazo de 60 dias antes do pleito e uso de dinheiro da OAB-MG na campanha.

A decisão da juíza Gabriela determina que a posse, levada a cabo no dia 27 somente será validada a partir de 1º de janeiro de 2007, tempo mais que suficiente para que a chapa da situação se explique sobre as denúncias de irregularidades no processo eleitoral.

30.12.06

Estacionamento grátis em shoppings

Demorou, mas aconteceu. No sábado (30/12), a Câmara Municipal de BH aprovou em segundo turno, projeto de lei de autoria do vereador Wagner Messias 'Preto' (PFL), que dá gratuidade em estacionamentos de shoppings às pessoas que comprovarem que fizeram compras. Também os trabalhadores dos shoppings que comprovem que estão em serviço.
Projeto segue agora para a sanção ou veto do prefeito Fernando Pimentel.

Lula oferece Força Nacional

A exemplo do que ocorreu em São Paulo, o governo federal oferece os efetivos da Força Nacional de Segurança para conter a violência no Rio de Janeiro. Mas já sabemos que a governadora Rosinha Garotinho jamais aceitaria esta oferta do presidente Lula. Ele garante que, apesar de oferecer reforço da Força Nacional para conter a onda de violência vivida pelo Rio de Janeiro nos últimos dois dias, o governo federal não vai ‘se intrometer’ na situação do Estado. “O que podemos fazer, e estamos fazendo, é oferecer aquilo que o governo federal pode oferecer em nível de inteligência, de segurança”, disse o presidente.

Resta à população do Rio de Janeiro e de todos que visitam e adoram a cidade maravilhosa esperar a posse do governador Sérgio Cabral, parceiro do governo federal desde o segundo turno das eleições. O que não se pode permitir é a continuidade dessa matança como alerta o coronel da PM Jorge da Silva, ex-secretário de Direitos Humanos do Governo do Rio de Janeiro: "a política de segurança é insustentável. No Rio, ocorrem 3 mil homicídios por ano. Há um extermínio consentido". Clique aqui e leia mais

Marcadores:

Cem dias sem planos

foto: roosewelt pinheiro/Abr
O presidente Lula da Silva observa
uma foto da exposição "São Milhões de Lulas"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer fazer planos dos próximos 100 dias do segundo mandato. Para ele, muito pouco pode ser feito nesse período. "Nós não temos de fazer um plano de cem dias porque nós estamos numa estrada e numa velocidade que tende a aumentar", disse. Na verdade, o presidente não quer é dar motivo para a oposição e para a mídia bater em seu governo.

Lula, no entanto reprisa a necessidade de integração dos programas de governo. "Obviamente que nós, com quatro anos de experiência, temos que trabalhar muito mais, temos de fazer muito mais. Todo mundo já está calejado, todo mundo já sabe o que tem de fazer. As políticas já estão definidas e determinadas", garante.

O presidente Lula da Silva quer promover a integração principalmente na área da juventude. Nesta semana ele se reuniu, por três horas, com os ministros da área social para fazer um balanço e traçar perspectivas para os próximos anos e determinou: "Cada ministro que for trabalhar sabe que não tem programa individual, que os programas estão determinados pelas políticas do governo".

E Então Que Quereis?...

Poesia de Wladimir Maiakovski

Fiz ranger as folhas de jornal
abrindo-lhes as pálpebras piscantes.
E logo
de cada fronteira distante
subiu um cheiro de pólvora
perseguindo-me até em casa.
Nestes últimos vinte anos
nada de novo há
no rugir das tempestades.

Não estamos alegres,
é certo,
mas também por que razão
haveríamos de ficar tristes?
O mar da história
é agitado.
As ameaças
e as guerras
havemos de atravessá-las,
rompê-las ao meio,
cortando-as
como uma quilha corta
as ondas.

Tradução de E. Carrera Guerra

Terceira onda por acontecer em Minas

A primeira onda de violência do crime organizado aconteceu em São Paulo. A segunda, na quinta-feira, 28/12, no Rio de Janeiro, que deixou um rastro sangrento de 18 mortes e mais de 30 pessoas feridas. A terceira onda de violência pode ser em Minas. Afinal, o crime organizado também não atua por aqui?
Vale lembrar alguns dos bandidos famosos que passaram por Minas: Tomasio Bucceta [mafioso italiano]; Maurinho Branco [que seqüestrou o empresário Medina, do Rock In Rio] e o traficante Fernandinho Beira-Mar. Curiosamente, os três passaram por Betim, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As duras lições de paulistas e fluminenses [cariocas] têm que ser absorvidas com atenção pelas autoridades mineiras. O governador Aécio Neves, que cresceu no Rio de Janeiro, sabe que não se pode descuidar. Afinal, a segurança não é a eterna vigilância?

Veja o relato do coronel da PM Jorge da Silva, ex-secretário de Direitos Humanos do Governo do Rio de Janeiro, que alerta: "a política de segurança brasileira é insustentável. Há um extermínio consentido".

Segundo o coronel, "no Rio, ocorrem 3 mil homicídios por ano. Disputamos o recorde mundial de assassinatos com lugares que estão em guerra declarada. Mas a esmagadora maioria das mortes é de gente que vive em favelas e periferias. Nossa limitada opinião pública só exige providências enérgicas quando as vítimas são das camadas mais altas. Tanto que só 5% dos homicídios são apurados e a polícia judiciária se ocupa mais de crimes contra o patrimônio, cujas vítimas têm mais posses. Há um extermínio consentido. Engana-se quem imagina que essa tragédia pode ser mantida a distância. A atual política, baseada na repressão violenta, esgotou-se, é insustentável. A situação só vai melhorar realmente se essas políticas, de segregação, forem trocadas por outras, que visem a uma igualdade real de direitos e à integração das camadas mais pobres."

Marcadores:

Vai de táxi

Deu na Folha de São Paulo: "Governador eleito do Distrito Federal promete ir de táxi para posse"
Ao contrário do governador mineiro que vai usar um Rolls Royce ano 1953, o
governador eleito do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), quer demonstrar humildade e vai à posse de táxi. Ele chegará, às 14h15, ao Palácio do Buriti usando o carro de aluguel de Juvêncio Ribeiro de Queiroz, de 73 anos e 43 anos na profissão. Escolhido pelo sindicato dos taxistas por ser o motorista mais antigo da cidade.

Pode até parecer demagogia, mas é promessa feita durante a campanha que está sendo cumprida por Arruda. A corrida de táxi vai acontecer às 14h. O certo é que essa decisão custará menos aos contribuintes brasilienzes, que a cerimônia planejada pelo governador Aécio Neves aos contribuintes mineiros. Veja no link abaixo.

Marcadores:

29.12.06

A festa da posse e as chuvas

foto: carlos alberto-secom
O governador Aécio Neves está preparando uma festa bonita para sua segunda posse que daria inveja até a seu avô, o saudoso Dr. Tancredo Neves. O governador será transportado da Assembléia Legislativa, onde toma posse, ao Palácio da Liberdade em luxuoso carro de época, como narra o site oficial de Minas: "O governador fará o trajeto entre a Assembléia e a praça num carro fechado - Rolls Royce ano 1953, modelo Silver Whryt, preto (foto) pelas avenidas Olegário Maciel e Álvares Cabral, rua Timbiras e Avenida João Pinheiro. Ele será escoltado por um piquete composto por 17 policiais militares com fardamento dos Dragões da Inconfidência."

O cerimonial do Palácio mandou, ainda, retirar a iluminação de Natal da Praça da Liberdade que foi enfeitada com extensas faixas brancas.

Mas o governador tem que ficar atento para que as chuvas não melem a festança. É que já morreram 16 mineiros por causas de inundações e soterramentos pelo interior do Estado desde o dia 17 de olutubro.
Há três dias as chuvas caem de forma intensa sobre Minas. Prefeitos de 48 municípios decretarem situação de emergência. A última morte foi registrada na quinta-feira (28/12) na zona rural de Eugenópolis [392 km de Belo Horizonte], matando Roseli Gomes Cruz, 42 anos, que teve a sua casa soterrada por um desabamento de terra.

Foram também as chuvas que marcaram de forma indelével a figura política do ex-governador Eduardo Azeredo. Enquanto os mineiros chafurdavam na lama, Azeredo se divertia com a família na neve européia. Deu no que deu. Perdeu a sua própria sucessão.

Marcadores:

27.12.06

Câmara aperta crime hediondo

O relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ), deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), apresentou parecer favorável à proposta de progressão para os crimes hediondos, que amplia o rigor à punição do criminoso. Esta proposta está contida no Projeto de Lei 6.793/06 que altera o regime de progressão de pena nos casos de crime hediondo.

Um condenado por crime hediondo terá que passar um terço de sua pena em regime fechado, outro terço em regime semi-aberto e só então poderá requerer a progressão para o regime aberto. Ou seja, somente após cumprir dois terços da pena é que o condenado poderá receber a liberdade provisória. Atualmente, o condenado teria que cumprir apenas um sexto (1/6) da pena. A nova lei, quando aprovada em plenário, tornará mais rigorosa a condenação para qualquer crime hediondo.
Assim, o pedófilo de Poços de Caldas,depois de julgado e condenado, poderá ficar bem mais tempo na cadeia. Isso não trará o adolescente que ele violentou e matou de volta, mas certamente vai aliviar o sofrimento da família.

26.12.06

Entrevista, só depois da posse

O vereador Totó Teixeira, do PL, aguarda com expectativa de bom mineiro o dia 1º de janeiro para tomar posse como o novo Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Totó tem sido muito requisitado pelos jornalistas, mas, com grande estilo, tem evitado as entrevistas. Alega que o vereador Silvinho ainda preside a Casa e é preciso respeitar a hierarquia.

Acesso à PBH em dois endereços

A sucessão à Prefeitura de Belo Horizonte certamente passará por dois endereços: Avenida Afonso Pena, 1212 e Praça da Liberdade, s/n. Isso porque o prefeito Fernando Pimentel, que tinha como seu perfi ideal à sua sucessão o deputado estadual Roberto Carvalho (PT), parece que foi convencido pelo governador Aécio Neves que deve indicar um candidato concensual.
Pimentel e Aécio, apesar de serem de partidos que disputam o poder em nível nacional [PT e PSDB], são amigos e querem mudar a forma de fazer política em Minas. Quem parece que vai sobrar nessa história é o deputado Roberto Carvalho. É esperar pra ver.

Aécio cumpriu o que prometera

O governador Aécio Neves vai trazer, como prometera, de volta apara a Assembléia Legislativa os deputados Irani Barbosa e Rêmulo Aloíse. Ambos não foram reeleitos, mas ficaram na primeira e segunda suplência. Agora, voltam depois que o governador nomeou quatro deputados estaduais eleitos para compor o novo-velho secretariado. São eles: Dilzon Melo, Secretaria de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas; Fahim Sawan, Secretaria de Esportes e Juventude; Marcus Pestana, Secretaria de Saúde; e Elbe Brandão, Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas.
Já o grupo Itamarista deve ser contemplado no segundo escalão do governo. Fala-se no nome do próprio Itamar para assumir a Presidência do BDMG. Marcelo Siqueira poderá voltar à Copasa e Djalma Morais sairá da Presidência da Cemig e ganhará de presente uma diretoria da Light, a empresa de energia que tem a participação da Cemig e sede na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
Resta, agora, saber para onde irá o ex-todo poderoso Henrique Hargreaves.

Segundo escalão vai esperar

O governador Aécio Neves deixou para janeiro a indicação de parte de seu futuro segundo escalão. Entre a turma que deve esperar constam as nomeações do novo Comandante da PM, dos bombeiros e do chefe da Polícia Civil. Para este último cargo, atualmente sob o comando do delegado Otto Teixeira, fala-se no nome do atual chefe de gabinete PC, Jésus Trindade Filho, que é apadrinhado político do vice-governador eleito, Anastasia.
Obsrvação: Teixeira e Trindade não lêem a mesma cartilha. Será que vem choque por aí?

Aécio escolhe Carlos Velloso

Está chegando a virada do novo ano e a data da segunda posse do governador Aécio Neves. Reeleito para mais quatro anos à frente do Governo de Minas, é certo que o governador vai tomar posse em 1º de janeiro, às 16h, de olho na cadeira do presidente Lula. E 2010 não parece longe para as pretenções do governador [em abril daquele ano Aécio Neves tem que deixar o Palácio da Liberdade], que montou seu secretariado com um verniz nacional.
Entre os novos secretários de Aécio Neves consta o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, que vai assumir uma, no mínimo, curiosa pasta, batizada de Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais.
Confira abaixo os nomes dos demais secretários escolhidos pelo governador de Minas.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Gilman Viana
Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior: Alberto Portugal
Secretaria de Cultura: Eleonora Santa Rosa
Secretaria de Defesa Social: Maurício Campos Júnior
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Wilson Brumer
Secretaria de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas: Dilzon Melo
Secretaria de Desenvolvimento Social: Custódio Mattos
Secretaria de Educação: Vanessa Guimarães
Secretaria de Esportes e Juventude: Fahim Sawan
Secretaria de Fazenda: Simão Cirineu
Secretaria de Governo: Danilo de Castro
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: José Carlos Carvalho
Secretaria de Planejamento e Gestão: Paulo de Tarso Almeida Paiva
Secretaria de Saúde: Marcus Pestana
Secretaria de Transportes e Obras Públicas: Fuad Noman
Secretaria de Turismo: Érica Drumond
Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas: Elbe Brandão
Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária: Manoel Costa
Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais: Carlos Velloso

23.12.06

Cofres cheios

O presidente Lula se queixa da solidão de Brasília, mas deve passar um Natal mais gordo. É que, diferentemente do Natal de 2002, o Governo tem R$ 75 bi a mais para gastar no próximo ano. Outro fator positivo é que 43,8% desse valor vai possibilitar pagar as despesas ligadas às as despesas da Previdência e outras vinculadas ao novo salário mínimo de R$ 380,00 que passa a valer depois de abril/2007.
Esta sifra bilionária tem o aval do Congresso,qque aprovou o Orçamento/2007 nas últimas sessões parlamentares. Os R$ 75,2 bilhões a mais de recursos vão garantir os benefícios pagos aos idosos [1.348.921 contribuintes] e deficientes físicos [somam 1.396.694 em 2007], além do seguro-desemprego, que devem consumir R$ 29,5 bilhões do Orçamento.
No Orçamento aprovado pelo Congresso nacional, o relator-geral, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), garantiu R$ 27 bilhões para a rubrica 'investimentos', duas vezes e meia a mais do que o executado em 2003, primeiro ano do primeiro mandato de Lula.~
Apesar da euforia entre os parlamentares exisxtem vozes discordantes dentro dos aliados. O senador e economista Aloizio Mercadante (PT-SP), ex-líder do governo no Senado, reclama: “Não podemos continuar aumentando os gastos correntes, cedendo às pressões de todos os lados, como a dos servidores. Se não priorizarmos os investimentos, não haverá crescimento acelerado no País”, diz.
É certo que em seu segundo mandato, o Presidente Lula contará com uma arrecadação mais favorável do que em 2003. Taqlvez seja por isso que elemandou afrouxar a política fiscal, visando aumentar os investimentos. O governo contará, ainda, com a queda do chamado superávit primário, o que poderia gerar um esforço extra de R$ 5 bi a mais para os investimentos. Segundo matéria do jornal O Globo, "essa redução de superávit para financiar investimentos é prevista há pelo menos dois anos na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), mas nunca foi utilizada. Nesta semana, porém, o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderia usar a folga fiscal pela primeira vez em 2006 ou 2007."

19.12.06

Chamem o Tarcísio

Antônio Andrade (à direita)
e Reminho,
despedida saudosista
na Assembléia
Legislativa de Minas




Na despedida da Assembléia Legislativa o deputado estadual Antônio Andrade (PMDB), já devidamente diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e com posse confirmada no Congresso Nacional, foi aparteado por vários futuros ex-colegas parlamentares mineiros. Todos elogiaram a capacidade de dialogar e debater do deputado pelo Noroeste de Minas.

Mas o aparte mais mineiramente interessante veio da Mesa Diretora. O 1º vice-presidente Rêmulo Aloise rememorou o momento da primeira posse de Antônio Andrade na Assembléia, nos idos de 1995. Reminho, 1º Secretário da Alemg na ocasião, disse que não queria dar posse ao deputado suplente, pois estava de bermudas. Mas Toninho, como é chamado pelos colegas estaduais, deu um jeito e arrumou calça e um paletó xadrez para que Reminho pudesse confirmar a sua posse. Reminho garante que se vingou, obrigando Toninho a votar sempre "fechado" com a bancada do PMDB, de oposição ao governo do Estado.

Como ele conseguia isso? Ameaçava a todo momento trazer o titular Tarcísio Delgado de volta. O deputado Tarcísio era, então, secretário estadual. Mas como tudo tem volta, Toninho poderá ver, em 2007, Reminho passar pela mesma situação. Ele é o segundo suplente do PSDB e tem garantia do governador Aécio Neves que vai estar de volta à Assembléia, pois o governador vai convocar dois deputados estaduais para compor seu secretariado. Só não vai dar para chamar novamente o Tarcísio.

Ricardinho retorna ao Cruzeiro


O Cruzeiro quer recuperar o prestígio perdido. Primeiro recontratou o técnico campeão da Libertadores, Paulo Autuori [1997]. Agora, repatria o volante Ricardinho, 0 10º jogador que mais vestiu a camisa celeste - 415 jogos. Ricardinho defendeu a raposa por oito anos. Ele estava na equipe japonesa do Kashiwa Reysol, e sua volta ao Cruzeiro está prevista para durar dois anos.

Um atacante de peso também está nos planos da diretoria cruzeirense. É Rômulo, 24 anos, que disputou o último Brasileirão pelo Grêmio. Rômulo já está em Belo Horizonte acompanhado de empresários para definir a transferência.

Quem sabe em 2007 o time da Toca da Raposa volte a dar a alegria à Nação Azul e conquiste o Bi do Brasileirão. É esperar para ver.

16.12.06

Justiça com Pimenta

tordesilhas.net
Pimenta Neves e Sandra Gomide:
Até quando a impunidade vencerá?



No dia 20 de agosto de 2000, na cidade de Ibiúna, interior de São Paulo, um homem de classe média alta, jornalista e intelectual, desgostoso com o fora da namorada pega um revólver e a mata de forma sorrateira e fria. O condenado pela Justiça de São Paulo é o jornalista Pimenta Neves. A vítima foi a ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide.

Agora, passados seis anos e quatro meses, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lhe concede o direito de andar em liberdade. Na noite de sexta-feira (15/12), a ministra Maria Thereza de Assis Moura, da 6ª Turma do STJ, considerou que o condenado Antônio Marcos Pimenta Neves pode aguardar em liberdade as manobras feitas por seus advogados. O Habeas Corpus ajuizado aconteceu, como previsto pelos advogados Carlo Frederico Müller e Ilana Müller. Tanto que o condenado passeou à vontade em casas de parentes de Batatais, interior paulista, ignorando por completo a ordem de prisão contra ele.

A sorte está mesmo do lado de Pimenta Neves. Sua pena foi reduzida pela 10ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, de 19 anos e dois meses, para 18 anos de prisão. O coitadinho do jornalista confessou o crime.

Enquanto isso, a Justiça mandou prender [pena de 4 anos] a mulher negra que roubou um pote de margarina numa mercearia paulistana.

É por essas e outras que não deve haver pena de morte no Brasil. Quem tem dinheiro fica sempre fora das grades e, certamente, fora do alcance da verdadeira Justiça.

15.12.06

CUT tenta barrar aumento do Congresso

foto: Fabio Pozzebom/ABr

Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT)
do Distrito Federal, Rejane Pitanga, protocola
ação popular, na Justiça Federal,
contra o aumento salarial dos parlamentares

A grita contra o aumento dado por deputados e senadores é geral. Até o ministro Tarso Genro se manifesta: "Eu acho que um país como o Brasil deveria ter um limite, um teto, bem mais baixo do que tem. Nós devemos seguir o exemplo dos países altamente desenvolvidos, que já têm a experiência social-democrata, e a diferença salarial do serviço público é de 1 para 8, 1 para 7. Aqui no Brasil é extremamente gritante, reproduz as desigualdades sociais para dentro do Estado", alfinetou.

Bofetada na cara do público 2

NÃO ENTENDEM NADA

Entrei na barbearia e disse, sem espera:
"Por gentileza, penteie-me as orelhas.
"O meloso barbeiro ficou cheio de abelhas,

Seu rosto se alongou como uma pêra.
"Mentecapto!
Palhaço" -
saltaram as palavras.
Insultos relincharam pelo espaço,
e l-0-0-0-0-ngamente

ouviu-se o rinchavelho
de uma cabeça que brotou por entre a gente
como um rabanete velho.

(Tradução de Augusto de Campos)


Quem foi Waldimir Maiakovsky

Poeta russo. Um dos principais representantes da vanguarda futurista do início do século XX.
Um dos principais integrantes do movimento futurista em seu país, Maiakovski distinguiu-se como o mais ousado renovador da poesia russa no século XX. Aparentemente retórico e essencialmente prático, foi dos primeiros poetas a usar um vocabulário destituído de aura estética, urbano, cotidiano, com o qual soube, no entanto, expressar-se em metáforas brilhantes e de meticuloso tratamento artesanal.Vladimir Vladimirovitch Maiakovski nasceu em 19 de julho (7 de julho no calendário juliano) de 1893 na Geórgia, então Império Russo. Bagdadi, sua cidade natal, chamou-se Maiakovski durante o período soviético.

Após a revolução de 1917, Maiakovski colaborou com o governo na criação de lemas revolucionários. Depois de sustentar que "não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária", contribuiu para exaltar os valores da nova ordem política com uma obra poética em que usava, cada vez mais, recursos modernos como a sintaxe fonética e visual.
O poeta escreveu várias peças teatrais, sempre ligadas a sua produção lírica, como Klop (1929; O percevejo) e Bania (1930; Os banhos), e também roteiros para cinema. Empregou ainda, como meios de expressão, o desenho, a caricatura e o cartaz. Suas inovações estéticas, todavia, trouxeram-lhe um conflito crescente com as autoridades stalinistas, e Maiakovski, depois de escrever um de seus melhores poemas, Vo Ves Golos (A plenos pulmões), suicidou-se em Moscou, em 14 de abril de 1930.
©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Suely brilha em Havana

Cena de "O Céu de Suely",
com Hermila Guedes,
que ganhou o prêmio de
"Melhor Atriz",
no 28º Festival del Nuevo
Cine Latinoamericano, em Havana

O filme "O Céu de Suely" de Karim Aïnouz, venceu o 28º Festival del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana. O filme foi classificado em primeiro lugar e recebeu o 'Gran Coral'. Hermila Guedes recebeu o prêmio de 'melhor atriz'. O cinema brasileiro ainda foi premiado com o terceiro lugar '3º Coral', em "Os 12 Trabalhos"; o Prêmio Especial do Júri, com "Proibido Proibir"; música [Chico Buarque], em "O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues e Som [João Godoy e Eduardo Santos], com o filme "Antonia".

OAB: imoralidade do Congresso

Ao analisar a medida dos líderes do Congresso Nacional de dobrar os próprios salários, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, desabafa: “O Congresso deveria ser a caixa de ressonância da sociedade. No entanto, nessa legislatura, se transformou na caixa de ressonância da imoralidade. Se a decisão é legal, é, ao mesmo tempo, imoral”. Para ele, com a decisão, "houve mais uma virada de costas do Congresso Nacional contra o povo brasileiro".

Bofetada na cara do público

lacarceldepapel
A população brasileira está indignada com a decisão das Mesas Diretoras do Congresso Nacional [Câmara e Senado] que decidiram em ato unilateral, baseado em decreto de 2002, aumentar em 90,7% os salários de deputados federais e senadores, que assumirão os mandatos em fevereiro de 2007, elevando seus vencimentos para R$ 24.500,00. A reação da população e da mídia foi imediata e está sendo permanente. Tem gente querendo ir para as ruas, pintar a cara de verde e amarelo e pedir as cabeças do senador Renam Calheiros, presidente do Senado Federal; e do deputado Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) entidade sindical ligada ao PT bateu duro. Diz que o auto-reajuste salarial dos parlamentares é "uma bofetada no povo e na democracia"; que estas medidas "incentivam o 'achincalhamento' das instituições democráticas". E acrescenta: os 'nobres deputados' deveriam lutar para conseguir mais recursos para projetos sociais, "ao invés de estimular o efeito cascata dos reajustes nos estados e municípios e permitir que recursos públicos escoem pelo ralo".