Fogo Cruzado

Blog de Lucas Martins e Walter Freitas. Aqui você encontra as inconfidências sobre a política mineira e nacional, humor político e social, fotos e as mais importantes notícias para seu maior entendimento sobre a democracia brasileira.

29.1.07

Tudo fechado na Mesa da Alemg

Aqui em Minas, pelo menos na política interna, muitas vezes as eleições são apenas uma forma delicada para se proclamar candidaturas. Veja bem o que acontece na Assembléia Legislativa de Minas com os dois cargos mais importantes da Casa são, pela ordem, o da Presidência e o da 1ª Secretária. Já foi tradição as maiores bancadas indicarem seus representantes para ocupar estes cargos. Mas já faz algum tempo que esta tradição foi modificada pela força do PL. Não se apresse para dizer que o Partido Liberal não tem esta força em Minas. PL, na verdade, significa Palácio da Liberdade.

A cada legislatura a situação fica mais dramática. O poder do PL tem deixado a sua marca indelével junto aos deputados. Para a 16ª Legislatura as marcas do governador Aécio Neves estão por demais visíveis. O PL referendou a candidatura do deputado Alberto Pinto Coelho, do pequeno PP. A ordem natural das coisas seria o PSDB, a maior bancada eleita com 16 parlamentares. Porém, os tucanos abriram mão para Pinto Coelho, que por duas vezes teve que abrir mão de seu pleito à Presidência da Assembléia Legislativa mineira.

Para compensar o PSDB, o PL garantiu a vaga na 1ª Secretaria, que andava sendo pretendida pelo deputado Antônio Júlio, do PMDB, legenda que tradicionalmente vem dirigindo a 1ª Secretaria da Alemg. O peemedebista Júlio desistiu de bater chapa com o tucano Diniz Pinheiro, por sentir que o peso do PL lhe imporia uma derrota esmagadora.

A briga agora se dá entre membros de um mesmo partido, o PDT. Os deputados Carlos Pimenta
e Alencar da Silveira Júnior disputam a 3ª Secretaria. A bola está mais para Pimenta, que tem simpatia maior entre os palacianos. Mas dizem que Carlos Pimenta já prometeu renunciar a esta vaga, pois Alencar ameaçava, nos bastidores, abandonar o PDT. Ora, se tal ameaça se concretizar a bancada do PDT ficaria reduzida, tendo também limitada a participação da bancada nas comissões temáticas da Casa e, conseqüentemente, também na Mesa Diretora.

Veja como está esboçada a chapa da futura Mesa da Assembléia, a ser escolhida em eleição secreta no dia 1º de fevereiro.

Presidência: Alberto Pinto Coelho (PP)
1ª Secretaria: Diniz Pinheiro (PSDB)
1ª Vice-Presidência: Doutor Vianna (PFL)
2ª Vice-Presidência: José Henrique (PMDB)
3ª Vice-Presidência: Roberto Carvalho (PT)
2ª Secretaria: Tiago Ulysses (PV)
3ª Secretaria: Alencar da Silveira Jr (PDT) ou Carlos Pimenta

25.1.07

Mais um trófeu para a Raposa

Confira o álbum dos Campeões da Copa São Paulo
em foto do fotógrafo Paulo Pinto da Agência Estado.


O cruzeiro começa o ano de 2007 bem, numa arrancada que poderá repetir a tríplice coroa de 2003 [campeonatos Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro]. Na quinta-feira (25/Jan) os meninos craques da raposa tornaram-se campeãos da Copa São Paulo de Juniores, considerada a copinha nacional de futebol que está em sua 38.ª edição.

De rabo cortado

O deputado federal Fernando Diniz, presidente do PMDB de Minas, está cada vez mais ministeriável. É que sua tradicional marca, cabelo amarrado na forma de um garboso rabo de cavalo, já não existe. O deputado cortou o cabelo e mantém, agora, um penteado mais comportado, a la Esplanada dos Ministérios. É que Diniz está na cota do PMDB para ocupar uma pasta importante no novo ministério de Lula, a ser anunciado tão logo seja encerrada a disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados.

O bicho tá pegando

Nem deputado escapa da criminalidade em alta em BH. O líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, e o membro da Executiva Regional do Partido, Itamar OLiveira, o Brazinha, foram assaltados na saída de uma reunião na sede do partido, na Avenida Raja Gabaglia.

Os dois peemedebistas ficaram sem dinheiro, pertecences e os bandidos ainda levaram o carro do deputado. Olha que Adalclever conhece bem a questão da Segurança Pública, pois foi chefe de gabinete da Secretaria quando seu pai, deputado federal Mauro Lopes, era o titular da pasta.

Itamar de volta ao governo

Como anunciado por este blog em primeira mão, o ex-presidente da República e ex-governador de Minas, Itamar Franco, vai mesmo para o BDMG. Itamar vai presidir o Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Quem confirmou o anúncio foi o próprio governador Aécio Neves, amigo e admirador de Itamar Franco.
O economista Paulo Paiva deixa a secretaria de Planejamento e Gestão e assume a presidência do BDMG. A atual secretária-adjunta, Renata Vilhena, que há tempos descasca os abacaxis da pasta, será promovida a secretária de Planejamento.


Para dar relevância à notícia, o governador Aécio Neves garantiu que o BDMG vai ser o principal fomentador do crescimento econômico e social de Minas. “A nossa expectativa é de que, a partir de agora, o banco entre em uma fase desenvolvimentista e venha a ser o principal braço do desenvolvimento de Minas Gerais. Identificando em cada região quais as suas reais potencialidades, quais os setores que precisam de apoio do Banco de Desenvolvimento. O BDMG deverá criar meios de desenvolver as regiões mais pobres do estado de forma arrojada", complementa o governador.

23.1.07

De olho no socialismo

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está sendo uma legenda atrativa aos novos deputados eleitos no pleito de 2006. Vários parlamentares estão tendo conversas com a direção socilaista em Minas Gerais, e para breve deve haver a filiação de novos deputados ao PSB. Os socialistas acreditam que a bancada deve aumentar na Assembléia Legislativa e Câmara Federal antes da posse dos eleitos em 1º de fevereiro. Atualmente o PSB está representado em nível federal através do deputado Júlio Delgado, já o ex-prefeito de Sabará Vander Borges assumirá o seu primeiro mandato de deputado estadual. O PSB é considerado um partido com forte influência no governo federal, e com bom trânsito no Palácio da Liberdade. Estes são os principais atrativos que o partido oferece àqueles que desejam ingressar na legenda.

12.1.07

Incra: Jungmann é denunciado

MP diz que prejúizos ao Incra é de cerca de R$ 33 mi

Os petistas e aloprados devem estar rindo à-toa. Devem estar dizendo: - Nada como um dia depois do outro. Não é que o deputado federal (PPS-PE) e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Fernando Henrique Cardoso, Raul Jungmann, é um dos principais envolvidos na ação por improbidade administrativa ajuizada pela Procuradoria da República no Distrito Federal. O deputado é um dos mais empedernidos acusadores do presidente Lula e de petistas de todos os matizes.

Jungmann é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos para pagamento de contratos de publicidade do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -, entre 1998 e 2002. Juntamente com o deputado Raul Jungmann existem, ainda, mais oito pessoas [uma quadrilha?] e várias agências de publicidade e propaganda envolvidas, entre elas a mineira Casablanca Comunicação.

Para o Ministério Público Federal, os contratos de publicidade levados a cabo pelo Incra no tempo de Jungmann causaram prejuízos de R$ 33 milhões ao Instituto. Segundoo MP, o esquema envolvia o superfaturamento e subcontratações de contratos de publicidade do Incra.
Com a palavra o deputado Raul Jungmann.


Marcadores:

AMB repudia o FarOeste mineiro

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vem a público repudiar o ataque de bandidos contra o juiz Walney Alves Diniz. Ora, não era sem tempo. Mas tal repúdio fortalece apenas ocorporativismo de magistrados. Quando a situação atinge o cidadão comum a AMB fica caladinha. E, para complicar ainda mais a vida dos brasileiros, volta e meia um juiz libera um condenado por crime violento, apenas porque o coitadinho cupriu um sexto de sua pena. Tenha dó.

Veja a íntegra da nota da AMB:

A violência está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, o que torna o tema de máxima relevância. Em algumas cidades do país os índices de homicídios já superam o de regiões em guerra.
Necessitamos de um trabalho sério e urgente por parte do aparato estatal, com uma profunda reflexão sobre as causas da criminalidade e sobre a forma de combatê-las, o que inclui o aumento dos investimentos na segurança pública. É imperativo que após tantos discursos, estudos e planos tenhamos ações mais eficazes, que revertam o quadro de violência.
O seqüestro do juiz Walney Alves Diniz e demais reféns – felizmente já libertados – não é apenas alarmante, mas inconcebível, porque afronta as polícias e a justiça, que passam da condição de garantidores da segurança pública à de vítimas, agravando a sensação de medo e preocupação.
É fundamental a real mobilização dos governantes e da sociedade na busca de soluções para tão grave questão nacional.
Juiz Doorgal Gustavo Borges de Andrada
Presidente em exercício da AMB

10.1.07

FarOeste mineiro

Como anunciado pelo blog em 30 de dezembro/2006, a terceira onda da criminalidade já se anuncia em Minas. Na terça-feira, 9/01, quadrilha com mais de 12 bandidos, todos fortemente armados e com coletes à prova de bala atacou duas agências bancárias de São Gotardo, Alto Paranaíba, deixando a região em pânico. No mesmo dia, assaltaram também em Brasilândia e, no dia anterior, a mesma quadrilha havia limpado agência bancária da cidade de Tiros. As ações dos bandidos humilharam a população e as autoridades policiais de Minas. Segundo o chefe da Polícia Civil de Minas, Delegado Marco Antônio Monteiro de Castro, "agiam como se tivessem formação militar das Forças Armadas ou da Polícia Militar".

O certo é de mataram, feriram e seqüestraram policiais, delegados e até um juiz, numa demonstração de desprezo pelas forças de segurança do Estado. O governador Aécio Neves precisa reagir de forma contundente. Não adianta ficar com a lenda de que a PM mineira é eficiente, pois quanto existe a oportunidade de confronto, viram escudos humanos e reféns de bandidos.

A reação está chegando. Notícias de agências sinalizam que pelo menos seis suspeitos de integrarem a quadrilha que humilharam os mineiros de São Gotardo e Brasilândia foram presos na noite de quarta-feira. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais, todos os suspeitos presos foram detidos também no interior de São Paulo, na divisa com Minas. Foram mobilizados 250 PMs e 170 policiais civis de A Seds contou, também, com o apoio de 150 homens das polícias de São Paulo e Goiás.

Assustado com a onda de violência que marca de forma cruel os estados do Sudeste o Governo Federal anuncia novos investimentos em segurança pública. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo vai aumentar o orçamento para o setor: “Nós estamos prevendo ampliação dos recursos para segurança pública diante da prioridade que o presidente estabeleceu”.

Ou os governos (federal e estaduais) se organizam [o crime já está organizado], ou os brasileiros serão confinados em suas próprias casas. Merecemos fazer jus aos altos impostos pagos por todos nós. Vale perguntar: para onde vai o dinheiro arrecadado com a chamada "narcotaxa"? Taxa esta, paga a título de "taxa de licenciamento veicular" em Minas, mas que é arrecadada para a área da segurança pública. Outra pergunta: o IPVA já não cobre o tal licenciamento?
Perguntar não ofende.

9.1.07

Chuvas matam e desabrigam em Minas

As chuvas continuam matando em Minas Gerais: Este ano, mais três pessoas morreram por causa das chuvas. Em 2006 foram 17 mortes devido a enchentes e soterramentos. Já são 62 os municípios que decretaram situação de emergência.
No período, quase 16 mil pessoas estão desabrigadas. Há três dias uma pessoa está desaparecida em Gonçalves. O lavrador Antônio Camilo da Silva, 47, atravessava um córrego quando foi arrastado pela correnteza. Os bombeiros ainda têm notícia de seu paradeiro.
Está na hora de o governo do Estado agir mais rápido para evitar perdas desnecessárias de vidas em Minas. O governo estadual não pode ficar, como todos anos ocorrem, apenas reparando os danos, tem que antecipar às chuvas, principalmente nos locais de riscos que já são por demais conhecidos das autoridades e da população.

7.1.07

O preço do deputado federal

Você sabe quanto custaria aos contribuintes brasileiros um parlamentar federal caso o salário do deputado seja igualado aos dos juízes do STF? Não! O DIAP calculou e chegou à seguinte conclusão:


  1. Salário* - R$ 24.500,00
  2. Gastos com pessoal de gabinete - R$ 50.800,00
  3. Escritório em seu Estado de origem - R$ 15.000,00
  4. Auxílio-moradia - R$ 3.000,00
  5. Gastos com Correios e telefone - R$ 4.200,00
  6. Passagens aéreas [custo mínimo] - R$ 4.100,00
    Total -
    R$ 101.600,00 por mês

Valor de referência para 1º/02/2007 - Fonte: Agência Brasil - Diap

TV por assinatura é abusiva

As redes de TV por assinaturas não podem cobrar por pontos extras. As atuais cláusulas contratuais que prevêem a cobrança devem ser consideradas nulas e os consumidores que já pagaram devem receber de volta os valores dos chamados pontos extras. A decisão é da juíza Maria Isabel Caponero Cogan, da 40ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo. A juíza Caponero determinou, ainda, que a Sky [empresa questionada na Justiça pela Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor, Anadec] deve pagar multa de R$ 10 mil por cada cobrança feita a partir de agora.