Fogo Cruzado

Blog de Lucas Martins e Walter Freitas. Aqui você encontra as inconfidências sobre a política mineira e nacional, humor político e social, fotos e as mais importantes notícias para seu maior entendimento sobre a democracia brasileira.

23.3.07

Novo acesso ao Fogo Cruzado

  • Atenção leitores!

O ACESSO AO BLOG FOGO CRUZADO QUE VOCÊ NAVEGAVA DIGITANDO http://bhzfogocruzado.blogspot.com AGORA SE DÁ ATRAVÉS DO LINK: http://fogocruzadobr.blogspot.com

Lá, você encontrará as inconfidências da política e da cultura mineiras.

Alteramos o login incluindo as letras "br", de Brasil, e iniciamos com o título fogocruzado para facilitar o acesso do amigo leitor.
Para participar envie seus comentários através do próprio blog clicando em comentários ou pela caixa postal fogocru@gmail.com

Um grande abraço,

nos vemos lá, clique agora http://fogocruzadobr.blogspot.com

Lucas & Walter

17.3.07

Unesco aprova PED de Lula

Segundo representantes da Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado em linha gerais pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 15/3, contém três pontos que podem garantir o sucesso da iniciativa: ações em diversas áreas, responsabilização coletiva dos três poderes e níveis de governo, e a mobilização de diversos setores envolvidos com a educação.
Para mais detalhes clique:
Unesco destaca diversidade de ações no Plano de Desenvolvimento da Educação

Do governo para a Usiminas

A revista "Veja" que circula a partir deste domingo (19/3), garante que "Wilson Brumer está deixando o governo Aécio Neves, em que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em direção à Usiminas. Oficialmente se dirá que ele vai para a presidência do conselho de administração da siderúrgica. É verdade, mas apenas parte da verdade. Quem conhece Brumer, que já presidiu a Vale do Rio Doce, sabe que isso é pouco. O que foi acertado, mas não será assumido publicamente agora: no início de 2008, Brumer substituirá Rinaldo Campos Soares na presidência da empresa."

Minas busca modelo Colômbia

O governador Aécio Neves parece preocupado com a situação da Segurança Pública em Minas. Para se ter idéia, todos os finais de semana mais de 25 pessoas são mortas de forma violenta [100 assassinatos a cada mês] na Região Metropolitana. A população não fica chocada com a situação porque não toma conhecimento, já que os jornais diários não podem mais publicar estes números. Deve ser porque tal mortandade seja um vexame para o governo de Minas. Pois é, buscando dar um basta a esta carnificina o governador Aécio Neves vai até à vizinha Colômbia à cata de Know How contra a violência em Minas.

Como se sabe, a Colômbia é país sede do Cartel de Medelin - que controla boa parte da produção e comercialização de cocaína no planeta Terra. Foi lá que o traficante Fernandinho Beira Mar se refugiou quando fugiu do Deops de Minas. É lá, também, a terra das Farcs e dos Pára-Militares que se trucidam há anos. Mas, apesar desse histórico, desde a posse do direitista Álvaro Uribe na Presidência daquele país, a Colômbia tem conseguido conter a violência nas grandes cidades - Bogotá, Medelin e Cartagena. Segundo anunciou o Diretor de Planejamento Nacional, Santiago Montenegro, desde 2005 estão em flagrante queda as cifras de homicídios e seqüestros. A taxa de homicídios registrada no país é a mais baixa dos últimos 20 anos, numa demonstração que Colômbia está deixando de ser um dos países mais violentos do mundo.

Segundo o blog "Conjuntura Criminal" [http://conjunturacriminal.blogspot.com/], em 2006, a redução da violência atingiu o nível mais baixo em duas décadas. São menos de 18 mil mortes, uma queda dramática do pico de quase 29 mil em 2002. Só em 2006, em relação a 2002, foram salvas dez mil vidas colombianas.

Agora é esperar para vermos o que de bom o governador Aécio Neves trará da Colômbia.

Terça Poética 2

O projeto “Terça Poética” conseguiu aglutinar a maioria dos poetas mineiros, projetar Belo Horizonte no cenário nacional e, ao final de dois anos, de existência (2005/2007) criou um catálogo com os versos e a biografia dos participantes. De outros Estados participaram, entre outros, os poetas Antônio Cícero, Fabrício Carpinejar, Ricardo Corona. Entre os nativos estão o Grupo Vírus Mundanus, Ricardo Aleixo, Aroldo Pereira, Maria Esther Maciel, Gilberto de Abreu Sebastião Nunes, Maria Elisa Ribeiro, Adriana Versiani, Alécio Cunha, Ronaldo Zenha, Vera casa Nova e outros.

CBF aprova Recife

foto: Roberto Pereira

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, recepcionou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira e representantes da Fifa que foram vistoriar estádios de futebol que devem receber jogos da eliminatória da Copa 2010. Recife ainda pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, caso o Brasil seja o país escolhido pela Fifa.

Segundo o presidente Ricardo Teixeira, "Pernambuco está um passo à frente de todos os estados que pretendem sediar Copa de 2014". Estas palavras deixaram o governador Eduardo Campos e todos os pernambucanos bastante animados com a chance da inclusão de Pernambuco como uma das sedes da Copa. Outra grande notícia foi que, após 14 anos, Recife voltará a sediar uma partida válida pelas eliminatórias para a Copa da África em 2010. O jogo ainda não tem adversário nem data marcados, mas já está confirmado por Teixeira.

O governador entregou ao presidente da CBF, o projeto “Pernambuco 2014” que prevê a construção de uma arena multiuso, a ser erguida entre Recife e Olinda. O complexo esportivo seria o único do Brasil a cumprir todas as exigências da Fifa. “Até agora Pernambuco foi o único Estado que nos entregou um projeto viável e detalhado. Isso conta muito a favor”, disse Ricardo Teixeira.

Cadê o Terça Poética

Até agora o vitorioso projeto “Terça Poética” comandado por Wilmar Silva, em parceria com o Suplemento Literário do Minas Gerais (Diário Oficial) e o Palácio das Artes, não foi confirmado para 2007. Isto ocorre mesmo a Fundação Clóvis Salgado [mantenedora do Palácio das Artes] ter em caixa sete milhões de reais em patrocínio.

Pernambuco na mira dos espanhóis

A missão empresarial comandada pelo governador Eduardo Campos à Espanha no mês passado continua a render frutos. Na terça-feira (13/03), o governador recebeu o embaixador do país europeu no Brasil, Ricardo Peidró Conde, que falou da boa impressão deixada pelo estado para empresários de vários setores daquela nação.

Conde salientou o interesse crescente de grupos hoteleiros espanhóis no litoral do Pernambuco, e adiantou que a siderúrgica do Grupo Añon deve anunciar sua instalação em Suape nos próximos dias. O diplomata também revelou grande interesse na construção de um porto de atracação para os barcos pesqueiros da frota do seu país, em Pernambuco.

15.3.07

Verde na PBH

O vice-prefeito de BH, Ronaldo Vasconcelos, do Partido Verde, com sua larga experiência adquirida no parlamento, onde já exerceu mandatos desde vereador até deputado federal, está credenciado a ser um dos prefeituráveis em 2008. Seu perfil de ambientalista bate bem com os anseios da chamada "cidade jardim", que exige crescimento e desenvolvimento sustentável.

Vasconcelos não é verde por acaso, há muito defende o meio ambiente em programas de rádio e televisão. Foi autor da lei do ICMS verde, quando deputado estadual e é reconhecido como um defensor das lutas contra o aquecimento global.

Tucanos livres de Marcos Valério

Os tucanos, ao que parece, se livraram da confusão financeira do submundo do ex-marqueteiro Marcos Valério. Segundo reportagem da "Folha de São Paulo", a Polícia Federal decidiu engavetar processos contra dois tucanos de alta plumagem.

Veja a íntegra da matéria.

PF conclui inquérito de suposto caixa 2 tucano sem indiciados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Polícia Federal deve enviar hoje ao STF a conclusão do inquérito sobre o suposto caixa dois que sustentou a fracassada campanha do senador Eduardo Azeredo (PSDB) para se reeleger governador de Minas em 1998.Conforme a investigação, houve a prática de peculato (desvio de recursos públicos) e lavagem de dinheiro, em benefício da campanha, sob o comando do empresário Marcos Valério de Souza.A PF não indiciou nenhum dos investigados. Fez a opção por indicar, no relatório, qual teria sido o papel de cada um deles nos fatos apurados.Entre o que foi investigado está a suposta participação do ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) na campanha. Consta do rol de papéis anexados ao inquérito um manuscrito, em que o ministro faz um planejamento de quanto seria necessário investir para reeleger Azeredo. Walfrido sempre negou ter participado da campanha.Em 2005, Azeredo admitiu ter se beneficiado de R$ 8,5 milhões em recursos não declarados ao TRE, uma prática que, diz, não teria chegado a seu conhecimento à época.

Fabinho é liderança em Brasília

O deputado federal Fábio Ramalho (PV-MG) está todo prosa em Brasília. O parlamentar mineiro cumpre o seu primeiro mandato com muita desenvoltura entre os seus pares da Câmara Federal. "Fabinho Liderança", como é conhecido entre os amigos, se ambientou muito bem na capital federal, e já circula com bom trânsito entre os politicos mais experientes do Congresso Nacional. Alguns pesos pesados da politica brasileira já fazem parte do círculo de amizade do ex-prefeito de Malacacheta, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, onde o artesanato é a principal fonte cultural da região. Mas é o tempero mineiro quem vem atraindo os políticos ao apartamento funcional de Liderança. Por lá já passaram Arlindo Chinaglia, Nárcio Rodrigues, Virgílio Guimarães e outros líderes partidários. Isto demonstra o carisma do estreante mineiro nos bastidores de Brasília.

Bola nas costas

O cartola cruzeirense Zezé Perrela em conversa numa roda de amigos afirmou que em Minas o time celeste não tem adversário. Zezé justificou a sua avaliação afirmando que, 'o maior adversário do time do cruzeiro é o goleiro da equipe', ou seja, Fábio é o maior rival do clube no campeonato mineiro. Porém, o goleiro Fábio salvou o Cruzeiro de ser derrotado no jogo contra a Portuguesa de Desportos, pela Copa do Brasil foi . O placar terminou em 0x0. Jogo duro.

14.3.07

Dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios

Veja quem está cotado [e qual o partido] para continuar no minstério ou ser ministro no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  • PT
  • Casa Civil - Dilma Rousseff [atual titular]
  • Fazenda - Guido Mantega [atual titular]
  • Secretaria-Geral da Presidência da República - Luiz Dulci [atual titular]
  • Justiça -Tarso Genro
  • Turismo - Marta Suplicy [indicação do PT]
  • Planejamento e Gestão - Paulo Bernardo [atual titular]
  • Desenvolvimento Agrário - Walter Pinheiro [indicação do PT]
  • Educação - Fernando Haddad (atual titular)
  • -------------------------------------------------------------------------------------
  • PMDB
  • Integração Nacional - Geddel Vieira Lima [indicação da bancada da Câmara]
  • Comunicações - Hélio Costa [atual titular]
  • Saúde - José Gomes Temporão [indicação do governador Sérgio Cabral (RJ)]
  • Minas e Energia - Silas Rondeau [atual titular]
  • Agricultura - [Odílio Balbinotti, nome a ser indicado pela bancada da Câmara]
  • --------------------------------------------------------------------------------------
  • PTB
  • Relações Institucionais - Walfrido Mares Guia
  • ---------------------------------------------------------------------------------------
  • PDT
  • Previdência Social - Carlos Lupi
  • ---------------------------------------------------------------------------------------
  • PV
  • Cultura - Gilberto Gil [atual titular]
  • ---------------------------------------------------------------------------------------
  • PR
  • Transportes - Eunício Oliveira [volta ao cargo]
  • ---------------------------------------------------------------------------------------
  • PP
  • Cidades - Márcio Fortes [atual titular]
  • ---------------------------------------------------------------------------------------
  • Sem partido
  • Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Maurício Botelho ou Jorge Gerdau

13.3.07

Na muda

O vice-prefeito Ronaldo Vasconcelos (PV-BH), está como 'passarinho na muda'. Ronaldo, mesmo calado não está quieto.

12.3.07

Gedel vai comandar a transposição

Ex-crítico ferrenho do governo Lula, o deputado federal Gedel Vieira Lima, do PMDB baiano, inimigo mortal do senador Antônio Carlos Magalhães, o "Toninho Malvadeza", deve tomar posse nesta quinta-feira como novo ministro da Integração Nacional. O problema é que o seu futuro ministério defende a transposição do Rio São Francico, obra que parte da Bahia se posiciona contra, até mesmo o governador petista Jaques Wagner. Resta saber se Gedel vai acatar as ordens do presidente Lula, que tem como sua grande meta levar água para áreas áridas do Nordeste.

Segundo fontes do PMDB em Brasília, o nome de Gedel já foi definido pelo presidente Lula que, agora terá que contemplar os peemedebistas com novos ministérios. É a dança das cadeiras que já começou. Resta saber como se dará esta transposição política para fazer andar a transposição do Velho Chico.

Filha de Garotinho defende o papai

Clarissa Matheus, filha do casal Garotinho, ficou brava quando foi informada de uma possível manobra do palácio do Planalto pela exclusão do nome do seu pai, Antony Garotinho, da Executiva Nacional do PMDB. Garotinho ameaçou deixar a legenda caso não tivesse seu nome confirmado na nova composição da Executiva. Foi preciso que o presidente Michel Temer atuasse como bombeiro para que o ex-governador do Rio de Janeiro não abandonasse o partido, juntamente com seu grupo político.

Depois de muita negociação garotinho teve seu nome incluído na chapa e o problema foi sanado. Clarissa, no entanto, juntou sua claque dentro do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e deitou falação contra o governo Lula e peemedebistas que 'conspiravam contra o seu pai'. No final, toda prosa, Clarissa Matheus foi aplaudida pela companheirada que veio da capital carioca apóiar o pleito de Garotinho. Ela foi eleita no último sábado, vice-presidente nacional da Juventude do PMDB, juntamente com o mineiro João Alberto Lajes, que vai ocupar o cargo de presidente.

Garotinho ameaça sair do PMDB

Quem está vendo a nuvem passar de forma implacável é o ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho. Recentemente, ele mudou de lado e declarou apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tudo visando 2010, quando o PMDB poderá estar cacifado para lançar um candidato próprio à Presidência da República; com o aval de Lula, é claro...

Depois da Convenção Nacional do PMDB Garotinho se desencantou. Tanto que até fala em deixar o partido, depois que seu nome foi vetado para um cargo na cúpula peemedebista. Vem chumbo [ou bala perdida, ao gosto do leitor] quente por aí.

Newton e Ademir juntos em Contagem

A política dá mesmo muitas voltas como diria o ex-governador Magalhães Pinto: "A política é como uma nuvem. Você olha, ela tem um forma. Torna a olhar e já mudou de forma". No passado, o ex-governador Newton Cardoso (PMDB) e o deputado estadual Ademir Lucas (PSDB) foram grandes aliados. No caminho se desentenderam e se tornaram inimigos. Mas esta situação pode mudar de forma logo, logo.

Cardoso afirmou hoje, em Brasília, que ele e o tucano Ademir podem trabalhar juntos para conquistar a Prefeitura de Contagem. Pode até mesmo ser que, neste arranjo, a deputada federal Maria Lúcia Cardoso, esposa de Newton, seja a cabeça de chapa. É esperar para ver que forma vai tomar esta futura parceria, caso ela exista mesmo.

Malas de dinheiro, o retorno

O assessor do deputado federal Aracely de Paula (PR-MG), Emílio Castilho, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal com R$ 79.752,00. O dinheiro estava, para variar, em uma mala no meio de roupas. Segundo o delegado Anderson Espíndola, do Distrito Federal, as notas estavam amarradas com fitas do Bradesco.

Emílio é assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e sobrinho do deputado Aracely. Ele foi detido depois que fez uma ultrapassagem irregular na BR-040. O carro foi parado e o nervosismo de Castilho levantou suspeita. Após a revista, os policiais acharam o dinheiro dentro da mala. Ele garantiu aos policiais que o dinheiro era da venda de um carro.

Este tipo de transporte de altas somas em dinheiro é por demais manjado e suspeito. Na época das denúncias do mensalão vários foram os assessores e deputados que cairam nas garras da polícia ao transportar malas de dinheiro. Mesmo assim a turma ainda não aprendeu. Com a palavra o deputado mineiro Aracely de Paula, que foi secretário do primeiro governo de Aécio Neves.

11.3.07

Lei Delegada sufoca o Legislativo mineiro

As leis delegadas - autorizações do Poder Legislativo ao Poder Executivo editar as próprias leis administrativas - estão sufocando a Assembléia Legislativa. Até 2002 todos os governadores juntos editaram cerca de 48 leis delegadas. A partir do governo tucano de Aécio Neves, em 2003, já foram editadas 130 leis delegadas - 63 no primeiro mandato e 67 no atual, que começou em 1º de janeiro deste ano.

Em entrevista ao repórter Paulo Peixoto, da "Folha de SãoPaulo", o advogado constitucionalista e consultor da Assembléia Nacional Constituinte de 1988, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Alfredo de Oliveira Baracho, garante que "o excesso de delegação está matando o Legislativo estadual".

Segundo a reportagem da folha
- A edição de uma lei delegada se dá após o Legislativo autorizar o Executivo a editar leis cujo objeto, extensão da matéria, prazo e os princípios são definidos previamente. Essas leis não são votadas pelos deputados. No meio jurídico, os defensores dessas leis argumentam que o Estado estatal cresceu muito e isso exige agilidade do Executivo. O Legislativo não teria essa agilidade por serem questões muito técnicas. Para Baracho, as delegações ao Executivo devem ser por necessidade e urgência, como recuperar estradas, combater a dengue e até alguma medida no campo administrativo, mas nunca uma reforma inteira."O problema é o excesso, porque é uma carta-branca. Baracho acrescentou: "Aécio tem ambição de poder. Isso ninguém nega nele. Quer ser presidente da República. Então, quer mostrar obras. Mas o que a gente tem que olhar é a urgência, a motivação, as necessidades".

Veja matéria do repórter Paulo Peixoto no link
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90180.shtml

9.3.07

Secretaria do PMDB com Mauro Lopes

O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) está preparando um jantar em grande estilo para comemorar a eleição de Michel Temer à presidência nacional do partido. O parlamentar mineiro disputa a secretaria-geral do PMDB na chapa de Temer. Lopes é atualmente coordenador da bancada mineira na Câmara Federal e tem bastante prestígio junto aos seus pares.

A eleição acontece a partir das 9 horas do próximo dia 11/03, em Brasília, e terá o acompanhamento da imprensa nacional. É grande a expectativa do governo Lula quanto ao resultado final da eleição para a presindência do PMDB. A candidatura de Nelson Jobim foi retirada no início desta semana, porém fontes peemedebistas garantem que vai haver disputa entre as duas chapas para os demais cargos. Diante desta possibilidade é melhor Lopes aguardar o final da convenção para depois saborear a cozinha de Minas.

Estranho no ninho

O vereador Fred Costa deixou o PSB para voltar ao ninho do PHS, partido pelo qual foi eleito à Câmara Municipal de Belo Horizonte em 2004. Costa queria ser presidente da legenda socialista, mas havia, internamente, resistência ao seu nome por parte de seus antigos companheiros. A alegação era que o edil não estava cumprindo algumas determinações partidárias. O ex- socilalista foi pragmático em sua saída do PSB, pois a direção municipal já dá como certa a filiação de três vereadores de BH ao partido, isto dificultaria em muito a reeleição de Fred em 2008, antes de por o seu mandato em risco Fred Costa preferiu tomar outro rumo, ou seja, garantir mais uma eleição, desta vez, na legenda que lhe garantiu o primeiro mandato, o PHS.

A cobra tá fumando na Assembléia

A manutenção ou não dos 23 funcionários dos deputados nomeados secretários estaduais, que foram exonerados por determinação do presidente Alberto Pinto Coelho, está deixando alguns deputados com os nervos à flor da pele. Como a orientação é conseguir lotação para os exonerados [92 vagas no total, já que são quatro deputados-secretários], os gabinetes dos quatro deputados suplentes foram transformados em alvos. O problema é que tem deputado dizendo que não abre uma vaga sequer, o que tem causado constrangimento e apreensão na Assembléia.

Chateado com esta situação, o deputado-secretário Dilson Melo, ameaça largar o cargo se seus funcionários ficarem ao relento. Ao ser questionado, o governador Aécio Neves disse que pouco pode fazer, pois essa era uma questão restrita ao Poder Legislativo.

6.3.07

Aécio: Estatal fez mal negócio

Deu na Folha de São Paulo:
Aécio diz que estatal fez "mau negócio" e PT quer apuração

Reportagem do jornalista Paulo Peixoto, da Agência Folha, em Belo Horizonte relata que o PT ameaça apurar o prejuízo para os cofres públicos de Minas Gerais(leia-se Comissão Parlamentar de Inquérito). Apesar que sempre acreditei que quem ameaça não faz nada.
Leia a reportagem na ìntegra:

- O PT de Minas Gerais, por meio da sua representação na Assembléia Legislativa, vai solicitar apuração para o caso da venda de créditos do Banco Open. O próprio chefe do Executivo mineiro, Aécio Neves (PSDB), disse ter sido um "mau negócio". O governador tucano também disse querer informações "mais objetivas" sobre a perda de R$ 10,7 milhões pelo Estado.
Conforme reportagem de ontem (04/03) da Folha, a Justiça do Rio de Janeiro, em 14 de fevereiro passado, pagou R$ 12,4 milhões pelos créditos vendidos em leilão pela estatal mineira MGI (Minas Gerais Participações), sete meses antes, por R$ 1,7 milhão."Mandei averiguar exatamente qual foi o processo. A princípio, o que me parece é que realmente foi um mau negócio. Mas eram créditos que estavam há muitos anos de posse do Estado, foi feito leilão público, aberto, com preço mínimo. A proposta que alcançou esse preço mínimo foi a proposta vencedora", disse o governador.
"Mesmo assim, estou querendo ter informações mais objetivas e mais profundas sobre o encaminhamento dessa negociação. Lamento apenas que o Estado não tenha feito um bom negócio.
"Na época da venda dos créditos do Banco Open, liquidado em maio de 1995, já estava na reta final o processo da liquidação da instituição, que tinha o governo de Minas como principal credor (30,7% dos créditos da massa falida).Quem lucrou foi a MPL Asset Management, que é registrada em um paraíso fiscal, em nome do brasileiro Antonio Pinheiro Maciel. A sede da empresa, indicada em documentos da MPL, fica em Nova York. A empresa comprou os créditos em leilão.
Hoje, a liderança do bloco PT/PC do B na Assembléia Legislativa deverá requerer à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária a convocação da presidente da MGI, Isabel Pereira de Souza, e do secretário da Fazenda, Simão Cirineu Dias, a quem a estatal está subordinada, para esclarecer a transação."A estatal diz que vendeu créditos em condições duvidosas, e nós queremos esclarecer o assunto, pois a justificativa apresentada pela diretoria da MGI deixa diversas dúvidas sobre a transação. Nós queremos saber se houve ou não prejuízo para o setor público", disse a líder do bloco, deputada Elisa Costa (PT), segundo sua assessoria.

PBH adota o biodiesel

A PBH acatou o Projeto de Lei da veradora Luzia Ferreira, que determina a obrigatoriedade de uso de 2% de biodiesel na frota [administração direta e indireta] da Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a vereadora, em breve esta determinação será extendida a todos os 3000 ônibus gerenciados pela Empresa de Transportes e Trânsito da Capital, BHTrans. esta frota consome 7 milhões de litros de diesel por mês, o que pode determina a utilização de 140 mil litros de biodiesel.

A PBH, ao adotar a lei da vereadora Luzia Ferreira, está,na verdade, antecipando portaria nacional que determina o uso de 2% de biodiesel ao diesel a partir de janeiro de 2008. De qualquer forma, esta decisão vai contribuir para diminuir a poluição na capital dos mineiros

A REDE GLOBO TREME

Leão Esperança:
Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: "Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (Rede Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de... aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança".

Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões de reais do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores!

Agora, se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro Criança Esperança, não pode, sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito. E não há crime nenhum. Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua?. Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de Leão Esperança.

Lição
Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar a mensagem dela a tantos milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!

5.3.07

MP versus Prefeitura de Neves

O prefeito de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Walace Ventura Andrade (PSB) denuncia perseguição por parte dos promotores de Justiça Fabrício José da Fonseca Pinto e Fabrício Marques Ferragini. Segundo Walace, eles estão agindo por motivação política, com o intuito de prejudicar a atual administração. O prefeito de Neves declarou que os promotores usam o poder que têm de forma exorbitante. De acordo com ele, os representantes do Ministério Público têm reservado todo o seu tempo para tentar descobrir alguma eventual falha da atual administração. Walace teve pedido o seu afastamento provisório pelo Ministério Público Estadual (MPE). Ele solicitou a intervenção do Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, no município, mas não deixou claro se vai pleitear o remanejamento dos promotores da comarca local, por suposto abuso de poder.

O problema entre o Ministério Público e Walace Ventura surgiu depois que a Prefeitura de Ribeirão das Neves fez licitação que envolveu a contratação de um escritório de advocacia para prestar serviços jurídicos ao município. A representação que pede o afastamento provisório do prefeito Walace Ventura foi recebida na sexta-feira (02/03) pela juíza Mara Cristina, da 2ª Vara Cível da Comarca de Ribeirão das Neves. A juíza tem prazo de 48 horas para decidir se acata ou não a representação, o que só deve acontecer no início desta semana.

3.3.07

Lei seca no Mineirão

Será realizada no próximo dia 13/03 às 9h30 na Câmara Municipal de Belo Horizonte uma Reunião Especial a pedido do vereador Preto, que irá debater a questão da permissão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios da capital mineira.

A reunião contará com a participação de representantes da Federação Mineira de Futebol (FMF), Atlético, América e Cruzeiro, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Esportes, OAB/MG, Ademg, Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Associação de Bares do Mineirão, Juizado Criminal do Mineirão e SETRABH.

  • Local: Plenário Amintas de Barros - Câmara Municipal - Av. dos Andradas, 3000

2.3.07

Ainda o Carnaval de Aécio

O governador de Minas, Aécio Neves, representou bem todos os mineiros no Carnaval de Olinda e Recife. Aécio esteve no desfile do 'Galo da Madrugada', o maior bloco de carnaval do mundo [Guiness Book que deverá registrar que em 2007 foram 1,6 milhão de foliões nas ruas centrais do Recife durante a manhã e tarde do sábado (17/2]. Em Olinda o governador mineiro foi o convidado especial do governador pernambucano Eduardo Campos, com direito a passagem pela casa de Alceu Valença, o grande cantor e compositor de Pernambuco.

Veja abaixo os flagrantes do governador mineiro no Carnaval pernambucano, através das lentes do fotógrafo pernambucano Antônio Melcop, o Toinho.



Ao lado do governador
Eduardo Campos
e do jornalista
deste blog,
Walter Freitas













Aécio, de filmadora digital, não perdeu um lance da folia de Olinda



Alegria total na casa de Alceu Valença
que culminou com o beijo
do casal que parece
estar reatando o casamento
foto: Diário de Pernambuco

Mauro, secretário geral do PMDB

Mauro Lopes coordenador da bancada federal do PMDB pode ser o novo secretário geral do partido. Vai depender da eleição de Michel Temer à presidência do PMDB. Temer já prometeu o cargo para o veterano deputado federal.

É interessante observar que Mauro Lopes é um dos deputados mais atuantes da legenda e tem excelente trânsito no parlamento e no governo federal. Ele foi um dos principais articuladores da vitória do petista Arlindo Chinaglia à Presidência da Câmara dos Deputados. Recentemente, seu nome foi lembrado para compor um ministério do presidente Lula. Os aliados do deputado dizem que ele tem como marca indelével o tratamento correto, cordial e franco com seus pares. "Trabalha sempre visando o coletivo e não o pessoal, ao contrário de outros parlamentares que não têm metade de sua experiência". É essa sabedoria que o faz manter bom trânsito com o governador Aécio Neves, do PSDB, e com o presidente Lula. É a tal mineiridade.

Crime atinge o parlamento mineiro

As mãos pesadas da criminalidade rondam parlamentares mineiros.

No dia 25 de janeiro, o líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, foi abordado por assaltantes quando saía de uma reunião na sede do partido, na Avenida Raja Gabaglia. Perdeu seu carro, dinheiro e outros pertences.

Dias atrás, o deputado federal Antônio Andrade teve que furar um cerco de bandidos quando dirigia-se para sua residência. Toninho, ao sentir que dois bandidos fechavam o cerco em um sinal, destemidamente acelerou seu carro que foi imediatamente alvejado pelos criminosos. Mesmo sentindo o sangue escorrer por seu pescoço, conseguiu chegar à sua casa e pedir socorro ao seu filho. No hospital pôde respirar aliviado, pois o corte não fora feito por uma bala, mas pelos estilhaços do vidro do carro. Menos mal, apesar dos sete pontos cirúrgicos. Talvez, se tivesse parado e os bandidos descobrissem sua identidade de parlamentar a situação poderia ter sido mais dramática.

Já o deputado Adalclever Lopes, devido a sua vivência anterior como chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública, acionou uns amigos da Polícia Civil e, poucas horas depois, conseguiu reaver seu carro e seus pertences. Pena que o cidadão comum não possa utilizar das mesmas prerrogativas.