Fogo Cruzado

Blog de Lucas Martins e Walter Freitas. Aqui você encontra as inconfidências sobre a política mineira e nacional, humor político e social, fotos e as mais importantes notícias para seu maior entendimento sobre a democracia brasileira.

3.2.07

Carcará pega, mata e come

A senha para os tucanos despejarem votos no petista Chinaglia, que disputava a Presidência da Câmara com o deputado comunista Aldo Rebelo, pode até ter sido 'A águia pousou', segundo reportagem do Estadão, mas quem agiu mesmo foi o carcará. Ele é um falconídeo, uma ave tipicamente brasileira. Apesar de ser parente distante dos falcões é mais conhecida como a águia brasileira. Seu nome científico é Polyborus plancus; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. No folclore, diz-se que o carcará sempre pega, mata e come quaisquer presas fáceis que encontra pela frente.

De qualquer forma o carcará já está no ninho tucano, espalhando cizânia, desconfiança e malquerença. Tucanos de alta plumagem culpam os governadores José Serra e Aécio Neves pela vitória do paulista Arlindo Chinaglia, quando aqui, em Minas, qualquer repórter iniciante em política já sabia que o acerto já estava confirmado há tempos. Mais precisamente desde que o deputado Nárcio Rodrigues [tucano do Triângulo Mineiro] fora incluído na chapa de Chinaglia, para ocupar a 1ª Vice-presidência da Câmara dos Deputados.

Em Minas aprendemos cedo que política não é um prato que se come quente. As coisas não acontecem de forma improvisada. Tanto que no dia 1º de fevereiro, o governador Aécio Neves despachou seu vice, Antônio Augusto Anastasia, para a posse dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa de Minas. A desculpa era que tinha que fazer sala para o governador Serra. Na verdade, estavam a postos na sala de 'guerra' para a batalha do Congresso Nacional.

Pelo andar das carruagens, 2010 promete.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial