Fogo Cruzado

Blog de Lucas Martins e Walter Freitas. Aqui você encontra as inconfidências sobre a política mineira e nacional, humor político e social, fotos e as mais importantes notícias para seu maior entendimento sobre a democracia brasileira.

26.8.06

Cisternas urbanas

Depois das "cisternas" rurais, que aproveitam as águas da chuva, a cidade grande também entrou na onda, mas visando a economia.
Utilizando tecnologia alemã, a Bella Calha apresenta na Equipotel 2006 (de 12 a 15 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi) sistema que capta, filtra e armazena água da chuva para ser utilizada na limpeza e descarga de sanitários.
Segundo o fabricante, o sistema é inovador e aproveita a água da chuva para utilização não-potável , ou seja, fornece água para a limpeza, descarga de sanitários, lavanderias, irrigação de jardins e reservatório contra incêndio. O sistema reduz em cerca de 40% o consumo de água tratada. A água da chuva é captada por calhas instaladas no telhado. Direcionada para um filtro, os resíduos são eliminados para a galeria pluvial juntamente com um pouco de água.
Eles garantem que a parte filtrada vai para uma caixa-d’água exclusiva, e os canos independentes a conduzem para o uso não-potável. O sistema é melhor que a água de reuso. Pelo mesno se for desviado para o encanamento comum - afinal estamos no Brasil, o país do jeitinho - será água de chuva e não de esgoto.

Sem motivos para a guerra

A Natura apresenta a turnê nacional do AfroReggae, intitulada ‘Nenhum Motivo Explica a Guerra’, finalizada com show no 34º BPM no dia 1º. Antes, de 28 a 30 de agosto pela manhã, serão oferecidas oficinas culturais de percussão, grafite, teatro, basquete de rua e circo para jovens na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Durante esses três dias, à tarde, as oficinas acontecem com jovens do Espaço Criança Esperança. Também ocorrerão debates com integrantes do grupo e convidados e exibição de documentários no Auditório da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, caso do filme ‘Polícia Mineira’, de Estevão Ciavatta e Marcelo Guru. Em seguida haverá um debate com o Secretário Adjunto de Defesa Social de Minas Gerais, Luis Flavio Sapori, o Comandante da Polícia da Capital, Cel. Renato, além da coordenadora do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos, e do coordenador-executivo do Grupo Cultural AfroReggae, José Junior.
As ações têm como objetivo divulgar a cultura afro-brasileira como instrumento de transformação social – característica mais marcante do AfroReggae. A parceria entre a Natura e o Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) surgiu da crença comum de que a música é um dos veículos para promover a inclusão cultural e a transformação social.
• enviado por Aline Stivaletti Barbosa

Acumputura nos peões

Peões, jornalistas e visitantes aderiram a mais uma novidade na 51ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP). O acupunturista paulistano, Haroldo Y. Kawai, especialista pela Beijing University of Chinese Medicine, aportou no Parque do Peão pela primeira vez. Ele veio aliviar o cansaço e estresse e, até dores musculares, com uma variação da tradicional acupuntura chinesa - um eletroestimulador, sem agulhas que ativa e estimula as linhas de energia do corpo humano.

• Enviado por Cristiane Leite

Maluquinho contra a corrupção


AMB lança versão infantil da cartilha
"Operação Eleições Limpas". Publicação traz o
Menino Maluquinho em mais uma obra de Ziraldo
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançou na sexta-feira (25/6) em Recife a versão infantil da cartilha "Operação Eleições Limpas", uma das principais ferramentas de divulgação da campanha de mesmo nome, lançada em maio com o objetivo de envolver juízes e sociedade na fiscalização do processo eleitoral. Assinada pelo cartunista Ziraldo, a publicação tem como protagonista o Menino Maluquinho, que faz da escolha da mascote da escola uma verdadeira aula sobre como deve agir o eleitor consciente.

Dois e dois não são quatro

Recentemente, Délio Malheiros, advogado especializado em defesa do consumidor e vereador na capital mineira pelo Partido Verde (eleito pelo PL), candidado a deputado estadual pelo PV e adversário declarado do prefeito Pimentel, do PT, garantiu que Lula teria uma derrota acachapante em BH. Délio explicou: "na eleição passada, em algumas urnas Lula teve 300 dos cerca de 500 votos, enquanto Serra ficou com 150 votos. Agora, depois do mensalão, vai acontecer o contrário. Alckmin é que terá os 300 votos e ele não vai ultrapassar os 150 em cada urna da capital".
Dias depois desta conversa na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa de Minas, vários institutos de pesquisa de opinião pública mostraram crescimento de Lula e queda de Alckmin. De onde será que Malheiros tirou estes números?

Conversa de botequim

A política brasileira possui um terço de seus membros na geriatria; um terço na pediatria; e um terço na psiquiatria. Alguns transitam em pelo menos duas áreas.

Senador

O sonho dourado do PT mineiro é eleger Newton Cardoso para o Senado e, posteriormente, o presidente Lula, caso venha a ser reeleito, convidá-lo para ocupar um ministério. Assim, o suplente Carlos Calazans vira senador. Clésio Andrade também sonha com a eleição de Eliseu Resende para, posteriormente, se transformar em senador da República.

18.8.06

Jogo perigoso

Uma ala do PT mineiro está irritada com a propalada aliança entre o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o governador tucano Aécio Neves. Já se prepara para boicotar Pimentel em 2010, quando ele quiser se candidatar ao governo de Minas. Este grupo petista acredita que o prefeito de BH coloca em risco a candidatura de Lula. Principalmente com o crescimento de Heloisa Helena.